domingo, 14 de outubro de 2007

Foi lançado em Sorocaba o livro A face oculta da Bíblia e o outro lado da moeda do escritor Fernando Antônio Gianesella Lisbôa, que fala sobre incorreções existentes na Bíblia e tantas outras questões políticas e sociais que influiram sobre as pessoas que escreveram a Palavra. Na verdade esse assunto já é bastant eantigo. Como cristão convicto acredito na Bíblia, mas sei que ela não é a única revelação a respeito de Deus. Além do mais foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo sim, mas que tinham suas limitações e que eram influenciados por questões sociais culturais políticas e econômicas da época. E isso tudo influiu e muito na maneira como enxergavam o mundo. Não podemos enxergar o mundo de hoje com a visão dos profetas e dos apóstolos. Seria tolice . Pensdo que devemos sim ler e procurar adequar, adaptar a palavra aos nossos tempos. Tudo mudou. Conceitos, valores, tecnologia. Como vou falar sobre Deus usando metáforas de um povo
que vivia no deserto , numa sociedae agrícola, num mundo de alta tecnologia? É certo que precisamos enfrentar a resistência de milhares de crentes que estão presos a uma visão ultrapassada da Bíblia de Deus e da própria fé. Não é questão de sermos modernos, mas antes de evoluirmos como pessoas, como cidadãos como cristãos. Deus não é a Bíblia ele está muito além dela e se preciso for ele pode muito bem reescreve-a sem mudar nada , mas transformando-a . Ah isso dá um debate interminável.

Nenhum comentário: