quinta-feira, 24 de julho de 2008

ENTENDER E RESPEITAR O OUTRO!!!


A América Latina e especialmente o Brasil são encruzilhadas de diversas culturas - indígena, africana, européia, asiática - e nem sempre a Tolerância foi o princípio que norteou estas relações interculturais. Ainda hoje, constatam-se graves violações aos princípios de Tolerância, como as desigualdades sociais, a violência, a falta de acesso da maioria da população deste vasto Continente à satisfação de suas necessidades mais fundamentais: alimentação, habitação, educação, saúde."

A partir do exposto acima, podemos avaliar a importância da tolerância. Quantos pensamentos diversos aos nossos, quantas pessoas diferentes de nós, e como é importante apesar disso, entender , respeitar e dar espaço para que o outro se expresse em suas formas de ver o mundo.

Muitas vezes não entendemos, mas respeitamos. Outras vezes entendemos mas não respeitamos. Mas muitas vezes apesar de entender e respeitar não oferecemos espaço para que a pessoa se expresse! E espaço é fundamental.

Mas ainda assim não é suficiente. É preciso oferecer condições para que a pessoa sobreviva dignamente, e isso no Brasil e em muitos países do mundo ainda é um grande desafio.

Conflitos sempre existiram.E em muitos casos são necessários para que a sociedade caminhe. Mas é preciso solucioná-los de forma a que cada grupo , cada cultura possa ser valorizada e de preferência que todos ganhem!!! Isso é tolerância!!!

Nenhum comentário: