quinta-feira, 24 de julho de 2008

ISSO FAZ BEM PARA O BOLSO!!!!!

Petrolíferas dão dicas para nos ajudar a poupar combustível
A Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO) lançou esta terça-feira em Portugal a campanha «Poupe mais do que combustível», com a qual pretende sensibilizar os portugueses para a necessidade de adoptarem uma condução mais ecológica e mais económica.A campanha conta com dez dicas, que as petrolíferas dão aos condutores para os ajudar a poupar combustível:
1) Mantenha o veículo bem afinado e verifique o nível de óleo regularmente. Os veículos bem afinados funcionam de forma mais eficiente e ajudam a reduzir as emissões de CO2.
2) Verifique a pressão dos pneus todos os meses. Os pneus com pressão inferior à indicada contribuem para um aumento do consumo de combustível até 4%.
3) Retire carga desnecessária do porta-bagagem e assentos traseiros. Quanto mais pesado estiver o veículo, mais esforço tem o motor de fazer e mais combustível consome.
4) Feche as janelas, especialmente a velocidades mais elevadas, e retire malas de tejadilho vazias. Vai reduzir a resistência ao vento, e o consumo de combustível e as emissões de CO2 podem baixar até 10%.
5) Utilize o ar condicionado apenas quando necessário. A utilização desnecessária aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 5%.
6) Comece a conduzir após ligar o motor e desligue-o quando estiver parado por mais de um minuto. Os motores modernos estão desenhados para serem mais eficientes quando o veículo começa logo a andar, reduzindo o consumo de combustível.
7) Conduza a velocidades razoáveis e, acima de tudo, conduza suavemente. Sempre que acelera ou trava subitamente, o motor gasta mais combustível e produz mais CO2.
Ao acelerar, nos veículos de caixa manual, mude de mudança o mais cedo possível. As mudanças mais elevadas são mais económicas em termos de consumo de combustível.
9) Tente antecipar o fluxo de trânsito. Olhe para a frente, o mais longe possível, para evitar paragens e arranques desnecessários.
10) Considere a partilha de automóvel para trabalho ou lazer. Vai ajudar a reduzir os congestionamentos de trânsito e o consumo de combustível.

Nenhum comentário: