sexta-feira, 11 de julho de 2008

MUDANDO A PERCEPÇÃO


Isso quer dizer, mudar a forma como eu percebo o mundo , como compreendo e assimilo o que acontece comigo e com os outros ao meu redor. Dizem que não importa o que acontece conosco, mas sim a maneira como percebemos e reagimos a esses acontecimentos. Vivemos uma crise de percepção . Quantas guerras poderiam ter sido evitadas se as pessoas envolvidas tivessem, por um momento visto a questão sob um outro ponto de vista, dando outro enfoque a situação.. Mas não. Cada indíviduo, cada nação, imagina que tem a verdade, que é detentor da única saída possível , e assim se tornam intransigentes, limitam seus horizontes.

A educação pode mudar o mundo sim, mas precisamos expandir nossas consciências, ir além do óbvio. As pessoas em sua maioria, só conseguem ver o óbvio, o senso comum. Não se dispõem a ultrapassar aquele tênue limite entre a informação e o conhecimento.

Mudar paradigmas é isso. ver as coisas de outro ângulo, modificar nossa forma de ver o mundo. Antigamente , por mais de séculos se acreditou que a Terra era o centro do Universo. Errado. Por quanto tempo os relógios suiços, se achavam imbátiveis no mercado, até a chegada do relógio digital? Leite com manga faz mal. E a milhares de exemplos de idéias que eram tidas como verdadeiras e que o tempo e a ciência derrubaram por terra.

Cada um de nós pode contribuir para essa mudança coletiva. Rever conceitos, não é nada fácil, muitas vezes causa desconforto e até sofrimento psíquico, mas faz um bem tremendo!Acreditar que existem outros caminhos, novas idéias, diversas formas de fazer a mesma coisa é fundamental para a transformação.

Nenhum comentário: