domingo, 27 de julho de 2008

NEOLIBERALISMO

Parece mesmo um palavrão não é? Mas não se assuste, na verdade neoliberalismo, é a nova roupagem do bom e velho liberalismo. Ficou na mesma? Eu explico!Liberalismo é um pensamento político que se afirma na Europa e América do Norte a partir do século XVIII.É contra que o Estado intervenha na economia.Além disso acredita que as leis do mercado(oferta e procura) equilibrarão todo o sistema.. Na política, defende um Estado mínimo, apenas com funções júridicas e de defesa.
Já o neoliberalismo é a continuidade desse pensamento. Sua ascenção tem ínicio na década de 70, seu expoente principal é a escola monetarista com o economista Milton Friedman.
Seus conceitos como no liberalismo são a não intervenção do Estado na economia, auto-regulação dos mercados(oferta e procura) etc...
Como se vê tudo igual.
Apesar de ter muitos pontos positivos, como a liberdade de comércio, enfim oferece condições para que a pessoa cresça, produza, e possa consumir, o neoliberalismo é altamente prejudicial as classes mais pobres. O mercado como tudo em nosso mundo é sujeito a variações. E essas variações não podem ser auto-reguladas. É preciso sim a intervenção de um Estado forte, que preza pela democracia para que as coisas se ajustem.
Estamos vivendo na atualidade uma crise no modelo neoliberal. É preciso mudar, buscar formas de gestão econômica e política mais justas. Ta ái. É mais ou menos isso!!!!

Nenhum comentário: