segunda-feira, 11 de agosto de 2008

RESPIRAR CORRETAMENTE MELHORA A SAÚDE


O ser humano já nasce sabendo respirar, ato tão vital que é automático. Mas não é bem assim. Muitas vezes respiramos mal ou errado, o que piora o estresse, aumenta a ansiedade e deixa o corpo cansado. O cérebro e outros órgãos passam a funcionar aos trancos.
Uma das técnicas para respirar melhor é o Pranayama, ramo da ioga. O ideal é praticá-la com orientação de um iogue ou professor para alcançar todos os seus benefícios. Com o treinamento, alguns exercícios podem ser feitos sozinhos, em casa. Basta ter concentração.
Às vezes a respiração errada começa na infância, quando a criança respira pela boca, o que pode levar a alterações posturais e ao enfraquecimento da musculatura do peito e do abdômen. Nessa fase, uma das melhores atividades é a natação.
A personal trainer e professora de pilates Luiza Diniz também recomenda exercícios de respiração para um maior bem-estar. A prática ativa órgãos e deixa o corpo em forma porque trabalha a coordenação, o equilíbrio e a postura. Na maioria das vezes, exercícios simples já dão resultado.
Postar um comentário