sábado, 9 de agosto de 2008

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM PENSAMENTO COMPLEXO?


Pensamento complexo é simplesmente pensar levando em conta várias alternativas, possibilidades, como em rede, onde uma coisa "Puxa a outra"

É que nossa cultura está acostumada a pensar logicamente, de forma linear, onde tudo tem um começo, meio e fim.

O modelo mental linear é necessário para lidar com os problemas mecânicos (abordáveis pelas ciências ditas exatas e pela tecnologia). Mas não é suficiente para resolver problemas humanos em que participem emoções e sentimentos (a dimensão psico-social). Por exemplo, o raciocínio linear aumenta a produtividade industrial por meio da automação, mas não consegue resolver o problema do desemprego e da exclusão social por ela gerados, porque essas são questões não-lineares. O mundo financeiro é apenas mecânico, mas o universo da economia é não linear.

Um dos maiores expoentes do pensamento complexo da atualidade é Edgar Morin.

O pensamento complexo ou sistêmico, possibilita uma abordagem mais coerente, menos excludente e mais democrática. Além disso , procura ampliar a percepção do ser humano (holismo) não percebendo o homem apenas como uma máquina (pensamento linear), ma como alguém que precisa ser compreendido em todas as suas múltiplas facetas.

Nenhum comentário: