sábado, 13 de setembro de 2008

O JARDIM DAS VEREDAS QUE SE BIFURCAM

Nesse nosso mundo de causa e efeito, com eventos lineares ocorrendo a todo tempo, onde nossa vida acontece de forma lógica e racional, seria possível por um momento acreditar que uma opção, uma outra escolha ou outras possibilidades poderiam estar acontecendo paralelamente ao nosso mundo tão bem estruturado?
Parece algo fora da realidade, mas possível no mundo da física quântica, segundo a teoria de muitos cientistas.
Não a finais pré-definidos, situações que invariavelmente irão acontecer. Há isto sim uma infinidade de possibilidades latentes prontas a se tornarem reais.Mas a possibilidade que se tornou real, não inviabializa as outras , elas podem acontecer em outras dimensões de um Universo infinito.
Há um conto de Jorge Luiz Borges que enfoca essa questão."O Jardim das Veredas que se bifurcam"
Enfim, seria fascinante se as outras opções que resolvemos descartar nessa jornada pela vida, pudessem estar acontecendo agora em algum "Universo paralelo" e que de alguma forma teríamos mais sucesso ,seríamos mais felizes, teríamos mais opções que temos hoje.
Não significa que a realidade que vivo agora não me satisfaça.É claro que existem sempre vazios, mas sou feliz com o que tenho. Mas poder viver ínumeras possibilidades sem ter que descartar nenhuma, nos daria uma riqueza de vida e experiência interior muito maior e acredito até que nos faria seres humanos mais completos.

Nenhum comentário: