quinta-feira, 4 de setembro de 2008

PENSAR.... E VIVER....


Quantas vezes muitos de nós nos deparamos com situações limitantes, com problemas que nos parecem intransponíveis. Temos uma capacidade imensa em aumentar , dramatizar as situações, ao ponto de nos perdermos num labirinto de lamentações e ansiedades.

Dizem os psicólogos que 90% de todas as nossas preocupações nunca acontecem!!!!Vivi uma experiência parecida. Descobri quer era portador do vírus da hepatite C , uma doença silenciosa que leva invariavelmente a falência do fígado em alguns anos. Fazendo a primeira biópsia , meu médico me deixou tranquilo, pois a doença pouco havia interferido no funcionamento do orgão em questão. Passados dois anos , refiz a biópsia e então foi constatado que a doença havia evoluído. Era preciso tratar. E ai estava meu medo. Os medicamentos, Interferon e Ribavarina, tinham efeitos colaterais intensos. Fiquei muito apreensivo com o que li e com o que ouvi de pessoas que estavam se tratando. Me lembro que uma semana antes de iniciar o tratamento me encontrei com um senhor que estava no meio do processo medicamentoso. Ele me inquiriu se eu estava iniciando. Respondi afirmativamente. E então ele me disse: Meus pesâmes!!!!

Enfim,iniciei o tratamento há 5 semanas ,e meu organismo reagiu muito bem. Apesar do cansaço e alguns sintomas, mantive minha qualidade de vida e ainda estou trabalhando normalmente. Aquele gigante que se formou em minha mente sobre o tratamento se desvaneceu quando eu iniciei a tomada dos remédios. Pensar sobre o problema o torna grande, reforça-o, fortalece-o. É preciso enfrentar, viver a situação, não postergar, mas encarar com coragem, força de vontade, fé e muita oração!!!!

Nenhum comentário: