domingo, 16 de novembro de 2008

A AMAZÔNIA REAL..


GenteXmato é o quarto livro de Pedro Martinelli sobre a Amazônia. Desde os anos 70 o autor convive com a realidade amazônica e diz que pouca coisa mudou, e até mesmo piorou.

A poluição, o lixo o descaso permanecem constante com a floresta. O desmatamento entra na era tecnológica e agora desmatadores se utilizam até de GPS para cortar madeira.

Talvez o maior prazer como diz o autor é comer um jaraqui a beira do rio, ou observar uma castanheira se elevar além das outras árvores na floresta.´"É uma visão indescrítivel"

O turismo amazônico é muito mais internacional que nacional, pois para o brasileiro é mais fácil viajar para a Europa, onde possui dados concretos sobre o custo da viagem, os lugares onde irá pousar entre outros, do que ir para a Amazônia onde não se sabe ao certo o custo real do passeio, onde pousar e em quem confiar.

Além disso desmitifica a idéia de que ao chegar a Amazônia estaremos de frente com onças araras, e outros animais. "As vezes se navega horas pelo rio sem avistarmos um passarinho sequer. E indío então, só se formos para o Xingu."

Nenhum comentário: