quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

ENERGIA SEM FIO


Longe de qualquer tomada
Jaqueta solar

Como funciona: o carregador que transforma energia solar em elétrica fica instalado no colarinho e os fios, que passam por dentro do tecido, desembocam num bolso interno. É lá que o aparelho eletrônico deve ser colocado para recarregarComentário: tem a vantagem de ser portátil e a desvantagem de só funcionar bem quando está exposta ao solIndicação dos especialistas: jaqueta Solar Ski (Ermenegildo Zegna, 3 000 reais)
Lanterna a dínamo
Como funciona: ao ser chacoalhada, a lanterna liga automaticamente. Isso porque nela está instalado um sistema capaz de transformar energia mecânica, gerada pelo movimento, em elétrica. Esta energia abastece a bateria presente na lanterna, que faz com que a luz se acendaComentário: a engrenagem do sistema é delicada.Um sacolejo um pouco mais intenso pode danificá-laIndicação dos especialistas: Lightlife (Philips, 70 reais)
Carregador de energia solar
Como funciona: um conjunto de placas transforma energia solar em elétrica, que fica armazenada num dispositivo parecido com uma bateria de celular. Os eletrônicos devem ser conectados diretamente a esse acessório para recarregarComentário: só permite carregar aparelhos de 4 a 12 volts, como celulares ou MP3. Não é preciso esperar que o carregador solar esteja 100% abastecido para começar a alimentar os eletrônicos de energia. Nesse caso, no entanto, a velocidade do processo dependerá da intensidade do sol – e poderá ser bem mais lentaIndicação dos especialistas: Solio (Multienergy, 350 reais)

Nenhum comentário: