segunda-feira, 28 de junho de 2010

O QUE É RUIM SE DESTRÓI SOZINHO.


Tive muitas lutas no transcorrer de minha vida e tenho certeza de que não estou sozinho.

Há momentos de tanta tensão, de tanto descompasso entre o que temos e o que queremos que num determinado momento nossa primeira reação é se desesperar, tomar atitudes impensadas.

Mas a experiência nos mostra que existem outros caminhos além da simples reação as situações de conflito.

Jesus dizia em um de seus sermões " Não resistais ao mal" e sem dúvida essa frase é de uma sabedoria imensa. Existe uma lei da física que diz " A toda ação corresponde uma reação em sentido contrário e igual intensidade"

Quando reagimos apenas estamos sem saber dando força para que o mal se torne ainda mais forte e nos ataque com maior eficácia. Não se trata de ficar esperando as coisas acontecerem, sem reação, mas sim de um estar no mundo de forma diferente, uma reação passiva, uma reação espiritual que oferece o bem , o amor, a humildade, contra a violência o ódio, o desamor.

Quantas experiências já tive em minha vida em relação a isso, quantas vezes tive vontade de revidar, de dar o troco, de pagar na mesma moeda, mas entreguei na mão de Deus, coloquei em oração e vi o inimigo cair sob meus pés.

Ghandi um grande humanista de nossos tempos usou essa força sobrenatural do amor, da não violência, de não resistir ao mal contra o império britânico e conseguiu algo que parecia impossivel: A independência da India.

Quando lançamos mão do bem e usamos para combater o mal, este mal parece que se volta contra si mesmo e se aniquila.

Já dizia Romário grande atacante do Vasco e da seleção brasileira " O que é ruim se destrói sozinho"

Nenhum comentário: