sábado, 7 de agosto de 2010

WEB PODE CAUSAR PERDAS MENTAIS A LONGO PRAZO


"Nas décadas de 1970 e 1980, o neurocientista norte-americano Michael Merzenich conduziu uma série de experimentos em cérebros de primatas que revelaram como os circuitos neurais e sinapses rapidamente mudam de acordo com sua experiência ou atividade. Merzenich reorganizou os nervos na mão de um macaco, e, como resposta, as células neurais do córtex sensorial do animal rapidamente se organizaram para criar um novo mapa mental daquela mão. “Da mesma maneira, um fenômeno cultural recente como a internet pode alterar o funcionamento das nossas cabeças por funcionar como um mediador”, diz.

A entrevista está completa na Revista Galileu . O autor nos mostra que a Internet hoje é um meio muito eficaz de se obter informações mas ao mesmo tempo inibe uma série de operações mentais e raciocínios. A longo prazo isso pode causar senilidade (perda de atenção, memória),

Na verdade o que fazemos, lemos,altera a configuração de nosso cérebro, porque como todos sabem há o conceito da plasticidade cerebral essa capacidade incrível que nosso cérebro tem de se reorganizar.

Nenhum comentário: