quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

DISCURSO E REALIDADE


Estamos vivendo numa sociedade de alta tecnologia, de muitos avanços científicos, embora esses benefícios ainda são restritos a um grupo de pessoas que possuem os maiores recursos.
Mas os discursos que ouvimos são de que o ser humano está prestes a adentrar um período de grande desenvolvimento em todas as áreas. Na educação os discursos são em prol da afetividade, da convivência com as diferenças, dos direitos, da cidadania plena, da gestão democrática.
Mas quando observamos a realidade, verificamos que o discurso fica num nível muito teórico, o que ainda impera é o capitalismo selvagem, a falta de ética, a prepotência, o autoritarismo. Há uma grande distância entre o discurso e a prática. As relações sociais ainda são marcadas pela prepotência, pela lei do mais forte, em todas as instituições , nas escolas, nas igrejas, nas empresas.... Infelizmente as pessoas não conseguem transformar palavras bonitas em realidade, em vivências do dia a dia.
Penso que um dos maiores desafios que temos que enfrentar é quebrar a hipocrisia, o faz de conta e de fato implantar as idéias que professamos, de ir além e expandir o direito aos menos favorecidos, de realmente exercer o poder de forma que abarque o direito do outro se expressar.
Só assim conseguiremos fazer com que a sociedade avance com qualidade.

Nenhum comentário: