sábado, 27 de agosto de 2011

NÃO FECHE UMA VENDA ... ABRA UM RELACIONAMENTO!!!


A frase é título de um texto que recebi por email de um curso do Sebrae que estou fazendo online ( muito bom).
O texto aborda a importância dos relacionamentos na área de vendas, onde muitas vezes se buscam apenas resultados, esquecendo que o fundamental é o cliente e seu atendimento. Fidelizar clientes é prática que exige tempo, dedicação, honestidade, e compromisso. Ninguém suporta mais entrar numa empresa e o vendedor empurrar um produto para ser comprado. É preciso que além de preço, qualidade o vendedor possa agregar valores humanos a transação, buscando um relacionamento mais produtivo com sua clientela.
Levando o conceito para outras áreas penso o mesmo em relação a educação. Não adianta querermos passar o aluno a todo custo, focar em números de alunos que passaram de ano( como muitas políticas internacionais sugerem) ou mesmo simplesmente colocar o aluno em alguma Universidade pública. Acima de tudo é preciso valorizar o processo, a formação do aluno como ser humano, suas competências e habilidades trabalhadas para que possa viver adequadamente em sociedade, priorizando os quatro pilares da educação divulgados e cobrados pela Unesco.
Em outras organizações também o mesmo princípio. Relacionamentos, humanização.
Convivendo numa Igreja por exemplo a gente percebe que alguns líderes(não todos) estão muito mais preocupados em ter um membro pronto para servir e contribuir, do que alguém que também precisa receber. E olhe que os princípios bíblicos ensinam amor, compreensão, aceitação....
Na verdade existe uma ideologia que permeia as organizações em geral , em todos os níveis que prioriza o resultado, o lucro, o fim, não importando a maneira como isso é realizado. Fruto de um sistema financeiro muitas vezes perverso, essas idéias acabam sendo repassadas e muitas vezes nem mesmo contestadas. É possível outras soluções. É possível uma mudança de paradigma E em muitas instituições, isto já vem acontecendo. Que bom!!!

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