terça-feira, 30 de agosto de 2011

SUÍCIDIO... PORQUE?


Eu cometeria suicídio por vários motivos: porque acho que vai ser melhor assim. Porque nada dá certo pra mim. Estou cheio de problemas e ninguém me compreende. O que eu estou fazendo no mundo? Não existe razão para viver. Essa é a grande verdade...”. Esse é o depoimento de um jovem retirado em uma comunidade no Orkut sobre suicídio.

Segundos dados da Organização Mundial da Saúde o suicídio é a quarta principal causa de morte no mundo e 40% dos casos registrados são cometidos por jovens de 13 a 19 anos. Dados assustadores, né? Só no Brasil, dos anos 80 pra cá, os números cresceram mais de 21%, principalmente entre os jovens de 15 a 24 anos. Mas o que leva um adolescente a entrar nessa e acabar com a própria vida?

Para a psicóloga, sexóloga e psicodramatista Simone Nogueira, uma das principais causas que leva um jovem a cometer o suicídio é a dificuldade de lidar com as próprias frustrações, principalmente na adolescência, quando a necessidade de se auto-afirmar é constante. “Todo mundo gostaria que o mundo fosse cor-de-rosa e que tudo funcionasse perfeitamente do jeito imaginado, mas quando alguma coisa foge do controle, nem todos sabem lidar com os problemas”, afirma Simone.
É muito importante que nós, pais, educadores, lideres religiosos, estejamos bem atentos aos adolescentes com quem convivemos. Principalmente pais e educadores que tem contato diário com os jovens é preciso muita conversa, muita orientação, e principalmente saber ouvir o jovem em suas angústias tentando ao máximo compreendê-lo. Uma ajuda profissional também é bem vinda, principalmente nos casos em que há sintomas de depressão.
Para nós , lideres religiosos, ou todo aquele que é discípulo de Jesus, cabe mostrar ao jovem que o sentido da vida é dada por Deus, que Jesus tem as respostas para as inquietações dos jovens. A Bíblia ensina que uma mãe pode abandonar seu filho, mas Deus jamais se esquece de nós. Jesus nos ama!!!!

Nenhum comentário: