terça-feira, 27 de setembro de 2011

O FEIJÃO E O SONHO....


O Feijão e o sonho é uma obra literária de Origenes Lessa tendo sido adaptada para televisão, tendo passado inclusive na Rede Globo.

A trama gira em torno de Campos Lara, poeta que vive a embalar o sonho da criação literária, alheio aos aspectos práticos da luta pela sobrevivência. Casado com Maria Rosa, a relação é um desajuste só.

Campos Lara sonhando, escrevendo, poetando; Maria Rosa batalhando, preocupando-se e, principalmente, azucrinando a vida do irresponsável marido.

Os rendimentos conseguidos pelo poeta, dando aulas ou escrevendo para os jornais são extremamente escassos e insuficientes para fazer frente às despesas da família.

Os credores não dão sossego; o senhorio cobra os aluguéis atrasados; o dono da farmácia deixa de fornecer medicamentos para a filharada adoentada; a alimentação é parca e de má qualidade: a vida é um inferno. ...

Bem quem quiser sabero final só ler o livro, vale a pena.

Mas este post nasceu do comentário de uma jovem no Face... " "Chega de sonho, chega de esperança... a vida é realidade e as vezes a realidade é dura."

Muitas pessoas vivem antagonismos. As vezes são sonhadoras demais e sonhar é bom até um ponto, mas é preciso transformar esse sonho em realidade e aí entra nossas escolhas e atitudes.

É nossa ação, nossa maneira de enfrentar as situações que vai moldando nossa existência. Quando fazemos boas escolhas temos a certeza de que o resultado será muito proveitoso.

Por outro lado, há pessoas calcadas demais na realidade, e assim aos poucos vão se tornando pessoas amargas, sem vida, sem alegria....

Conseguir o equilíbrio entre sonhar e viver na realidade deve ser nossa busca diária.

Nenhum comentário: