terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ABRINDO CAMINHOS!!!!







As vezes fico pensando, porque países como Portugal e Espanha que saquearam suas colonias, pegaram milhares de toneladas de ouro e prata alem de outras riquezas, são hoje países pequenos se comparados com Alemanha, Inglaterra e França. Foram eles os grandes colonizadores do seculo XV.
Portugal e Espanha recebiam rios de ouro e prata de suas colonias, mas gastavam em frivolidades, em luxo da elite, sem preocupação em desenvolver a agricultura e a industria, diferentes de Inglaterra e Holanda por exemplo, que tinham alem de uma economia mais organizada instituições mais livres e abertas.
Isso me leva a refletir no plano pessoal, na vida de cada um de nos.
Nada adianta acumular bens, riquezas, se não desenvolvemos nossas potencialidades, nossas possibilidades latentes.
A vida e muito rica e diversificada e as vezes sofremos porque temos poucas opções, abrimos poucos caminhos.
E preciso buscar alternativas, enriquecer nossas respostas, nossa maneira de lidar com o mundo, as pessoas , os problemas.
Quanto mais opções eu tenho, mais livre eu sou.... Quanto mais caminhos eu abro, mais chances de sucesso eu  tenho.

Nenhum comentário: