segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A TERCEIRA MARGEM DO RIO!!!









Confesso que toda vez que leio esse texto de Guimarães Rosa , sinto algo de inexplicável. É um texto enigmático, misterioso, que produz em nós muitas indagações.
Afinal que eu saiba um rio só tem duas margens.... A vida só tem o certo e o errado...... Será? No texto o pai ,certa feita pega tudo que tem, toma uma canoa e vai-se ao rio.... para sempre... Deixa mulher, filhos, amigos, uma vida toda ..... As pessoas não compreendem, o julgam, outros o abandonam.... Qual será o sentido dessa alegoria?.
Para mim fica claro, que aquele homem estava buscando um sentido para sua vida, algo que fosse além do óbvio, do trivial, do dia a dia, do certo e errado, do mundo e suas certezas e determinações. Contra o marasmo e a tirania de muitos que querem ditar tendências e modas... Existe uma terceira margem sim... Mas temos que nos aventurar, temos que ousar e acreditar em nós mesmos. Talvez tenhamos que renunciar a muita coisa preciosa... E talvez também muitos renunciem a nós!!!Procurar a terceira margem parece ser a busca de todo ser humano. A Bíblia  aponta para uma direção que entende como verdadeira e única: conhecer a Deus por 
meio de Jesus Cristo para poder se conhecer. Por meio da revelação , encontrada nas Escrituras, é possível navegar com segurança ao encontro da verdade. Se há uma terceira margem, se há uma verdade, se há sentido para a existência humana, em Cristo tudo é solucionado. Nele, toda a aventura se encerra. 

Nenhum comentário: