terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A CURA DAS PESSOAS ATRAVÉS DO OUVIR!!!




Estudos de psicologos norte americanos constataram que as mulheres falam mais de 20 mil palavras por dia e os homens um pouco menos. Com tanto entusiasmo para falar , com tanto valor e prestigio que se da a oratória , acabamos por desenvolver poucas habilidades no que se refere ao ouvir. A maioria das vezes ainda , somos seletivos. Ouvimos o que nos interessa, o que vai de encontro ao nosso ego.
Trabalhei como voluntario por cerca de um ano no Centro de Valorizacao da Vida (CVV) aqui em Sorocaba. Ali fomos ensinados que para podermos dar auxilio as pessoas não precisamos falar nem dar conselhos.... apenas ouvir, e um ouvir não diretivo.....Isso quer dizer que ao ouvir, não posso direcionar a pessoa. Através do meu ouvir, a pessoa mesmo nas suas palavras , encontra o caminho de volta para si....
Parece algo simples mas e uma técnica muito bem estruturada e estudada. Foi baseada na pratica e teoria de Carl Rogers psicologo americano. Rogers rejeitou o conceito de um ser humano doente e neurótico em seu núcleo. Antes acreditava que o ser humano tendia ao equilíbrio e a saúde.
Vivemos num mundo onde as pessoas adoram dar conselhos, dar receitas de vida,  os livros de auto - ajuda estao cheios disso. Mas o que realmente precisamos e também dar espaço para que a pessoa se expresse, se encontre. Isso e proatividade. Eu faco o meu caminho, não sou meramente conduzido, mas descubro em mim, através da atenção e do ouvir do meu semelhante  uma fonte de inspiração...... 

Nenhum comentário: