quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

NOSSO DEDO VERDE!!!








Alguns livros marcam nossa existência. Sempre li bastante, desde minha infância, na escola.
Um livro inesquecível foi Tistu o menino do dedo verde.
Tistu era um menino singular: Tinha um grande segredo, seu polegar era verde e tudo o que ele tocava com este dedo se transformava em flores.
Ele morava na cidade de Mirapólvora, que tinha esse nome porque seu pai fabricava canhões e armas de guerra.
Aos oito anos Tistu é levado pelo pai, a perceber o mundo e suas tristezas; Visitam o presídio, o hospital e as favelas. O menino não se conforma com o que vê e secretamente usa seu polegar verde...
Tudo se transforma... O presídio não consegue mais fechar suas portas, pois estão abarrotadas de flores. Mas os presos não fogem , maravilhados com a mudança . As favelas se transformam em jardins e viram atração turística. No hospital, a menina que em seu leito contava buracos na parede para passar o tempo, agora conta botões de rosa.
Mas o que incomodava mesmo Tistu era o fato de seu pai ser produtor de armas. Certo dia quando na fábrica se produziu grande quantidade de canhões e armas, o menino entra secretamente e coloca seu dedo nos armamentos.
Vendidas a dois países que acabavam de entrar em guerra, na hora da batalha o que aconteceu.... As armas ao invés de pólvora, soltaram flores, ao invés de morte, vida....
A fábrica do Sr papai vai a falência, e então ele resolve transformar a cidade de Mirapólvora em Miraflores.
Tistu é uma literatura infantil, mas ensina muito a nós adultos. Todos temos um polegar verde que são nossas boas intenções, nosso amor, nossas atitudes.
Com elas podemos produzir mudanças em ambientes negativos, talvez não na proporção de Tistu, mas temos o poder de com nossas ações melhorar o mundo.
Não perca mais tempo... comece a usar seu dedo verde, transforme os ambientes em que vive com seu amor, sua alegria, sua esperança....

Nenhum comentário: