quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A LEI TAMBÉM DEVE EVOLUIR!!!









O Código de Hamurábi é um dos códigos de leis mais antigos da humanidade. Tratava quase sempre de assuntos envolvendo o cotidiano das pessoas Era radical em muitos pontos, pois a realidade daquela época exigia isso.
A lei mosaica, principalmente os dez mandamentos era um código feito para um povo que acabava de sair do Egito onde vivera como escravo por quatrocentos anos. Era importante um código rígido para nortear a vida de um povo nômade, sem perfil de uma nação. Mas séculos depois , viria Jesus e reformaria radicalmente os dez mandamentos, pois seu tempo assim o exigia. Assim olho por olho se transforma em dar a outra face, adulterar não é propriamente dizendo cometer o ato em si, mas antes levá-lo no olhar e na mente.... A lei evoluiu, porque as pessoas, os tempos, a sociedade como um todo mudaram: a lei precisa se adequar, se ajustar as necessidades e padrões de vida das pessoas. Afinal a lei tem uma função social.
Isso porque não é só tecnologia que evolui, as ações sociais também evoluem. A propósito, a própria lei evolui e deve evoluir. E se evolui, subentende-se que seja para melhor. Mas, se mesmo assim a lei ainda é insuficiente para garantir os direitos, então lutemos pelo melhoramento das leis. 

Nenhum comentário: