sábado, 31 de março de 2012

ESTRATÉGIAS DE VIDA!!!!


Viver é um grande desafio. Dizem os cientistas que a luta pela vida começa no momento em que o espermatozoide é lançado dentro da mulher. Uma corrida de vida ou morte é inciada, onde na maioria das vezes somente um sairá vencedor, e isto depois de passar por grandes desafios.
E assim a vida continua desafiando o ser humano. Quando criança, quantos perigos, quantas doenças, que inúmeras situações perigosas enfrentamos.
Se estamos vivos hoje é porque temos em nosso currículo uma sequência de vitórias e dissabores, mas sempre conquistando o melhor!!!
Ao chegarmos a idade adulta percebemos que podemos usar estratégias para superarmos situações difíceis,
Penso que uma das grandes dificuldades do ser humano é a convivência com as diferenças. Temos nossa maneira de ver o mundo, nossas idiossincrasias e é difícil se adaptar a outras formas de ver a vida.
Por isso é importante desenvolvermos a tolerância. Tolerância é uma estratégia importante que nos dá suporte para a aceitação da diversidade. Conseguimos tolerância, nos esforçando para compreender o outro. Também viajando para lugares diferentes, com culturas diferentes. Ou mesmo lendo a respeito de outras culturas, de formas diferentes de vivenciar a realidade.
Outra dificuldade dos tempos modernos é seguir normas, estar debaixo de uma autoridade. As pessoas, em sua maioria querem mandar, não querem ser mandadas, até mesmo aconselhadas ou orientadas. Há um sentimento de que é preciso ser o melhor, o maior, o mais importante e para estes supõem-se não há normas nem leis.
Mas é um grande engano. Na vida , em todas as áreas existe uma hierarquia. É fundamental nos adaptarmos as circunstâncias, aos lugares onde estamos para nos darmos bem. Não é o caso somente de obedecer por obedecer, mas saber que é preciso ter humildade para sabermos nosso lugar dentro da sociedade.
Desenvolver a humildade significa criarmos hábitos saudáveis, no sentido de compreendermos que somos imperfeitos, que não somos os melhores, nem precisamos ser, que sempre existirão pessoas com maior competência que nós que estudaram mais, que estão mais preparadas. Não podemos é nos iludir achando que iremos competir no mesmo nível com pessoas que tem mais qualificação, que tem uma fluência verbal e facilidades sociais melhores que as nossas. Devemos buscar sim, nosso espaço, respeitando o espaço dos outros.

Nenhum comentário: