segunda-feira, 12 de março de 2012

QUAL O CÉREBRO QUE VOCÊ MAIS USA???


Paul D. Mac Lean é o nome do médico neurologista que criou o conceito dos três cérebros. Na sua visão científica o cérebro humano é formado por três andares. Na primeira parte do " edifício" estão os comportamentos instintivos, as funções básicas de sobrevivência, o que há de mais animal dentro do ser humano. É o cérebro reptiliano ( dos répteis)
No segundo andar já existe uma maior complexidade, já existe a possibilidade em escolher que tipo de sentimento iremos ter, as fêmeas já começam ter o sentimento de amor pelas suas crias.... Emoções como ódio , pavor, medo, amor já podem ser percebidas dentro do comportamento.
O terceiro andar o neocortex, é a parte mais " nobre" do cérebro, onde se processam funções superiores como a linguagem, a capacidade de analisar as melhores possibilidades dentro de uma situação e fazer a melhor escolha.
É claro que os três cérebros trabalham interconectados, e as funções inferiores estão bastante minimizadas.
Recentemente li um artigo onde a autora Dana Zohar, falava dos três tipos de inteligência: a racional, a emocional e a espiritual.
Como será que temos usado nossos cérebros e nossa inteligência?
Dá para perceber que algumas pessoas são mais instintivas, algumas tem até um comportamento dos antigos répteis, onde o mais importante era demarcar território, lutar pela sobrevivência destruindo seu oponente. Tem pessoas ainda hoje que acham que estão na selva, precisam destruir seu adversário para sobreviver.
Outros só processam pela emoção, tudo acontece de acordo com o que sentem e o que percebem como certo e errado
Também há os que são extremante racionais, vêem tudo sob a óptica da razão , e acabam se tornando demasiadamente frios, apesar de muito inteligentes!!!
Percebe-se que nosso mundo tem baixa inteligência espiritual, não no sentido religioso,mas sim na capacidade de expandir nossa consciência para perceber outras dimensões do viver.
Precisamos aumentar a capacidade de nosso cérebro mais nobre, sem esquecer de nossos sentimentos e de nossos instintos mais básicos!!!

Nenhum comentário: