quarta-feira, 11 de abril de 2012

INVISTA SEMPRE NUM PLANO B!!!


Muito se tem falado em vivermos o agora, o momento atual, e evitarmos "viajar" entre passado e futuro, esquecendo-nos de viver o presente. Eu até fiz um post sobre o assunto.
Mas ao mesmo tempo, acredito que temos que nos preocupar com nosso futuro, não de forma neurótica, mas como todo bom estrategista, buscando projetos e planos que o tornem mais ameno.
A vida dá muitas voltas, o mundo muda constantemente. Alguns autores dizem que a única certeza que temos é a mudança. Num mundo assim, fica difícil ficar esperando as situações acontecerem.
Como exemplo histórico cito o Brasil. Um país colonizado pelos portugueses e que por muitos séculos ficou preso , atrelado aos mandos e desmandos de Portugal. Tinhamos apenas um objetivo.... Existíamos para que Portugal crescesse.
Na agricultura o único produto cultivado era a cana de açuçar. A chamada monocultura, plantio de um só produto.
Só foi quando o Rei de Portugal veio para o Brasil com sua corte em 1808 e promoveu a abertura dos Portos que o Brasil começou a se desenvolver. Quase 300 anos depois do Descobrimento.
Temos que ter opções. Se não conseguimos nossos objetivos de uma maneira, precisamos inventar outras formas para desenvolver nossa vida.
E quando falo em desenvolvimento , não penso apenas no financeiro, mas principalmente no desenvolvimento pessoal. Buscar estratégias para ser melhor como pessoa, como ser humano. A riqueza material emerge, brota, de dentro de pessoas com força interior, com espiritualidade desenvolvida.
Invista sempre em planos diferentes para você e sua família. Não se acomode com o que você é hoje, pois tudo pode mudar!!!

Nenhum comentário: