sexta-feira, 27 de abril de 2012

LIMITES DA INTELIGÊNCIA!!!





Dentro de uma visão evolucionista, o homem teria passado por vários estágios de evolução, até alcançar a forma como o vemos hoje , um ser racional.
Há  também os que defendem a visão criacionista ,em que o ser humano é gerado a imagem e semelhança de Deus, sendo ele, homem, a coroa da criação.
A despeito de qual teoria aceitemos como a correta, o que desperta meu interesse é o conceito de inteligência humana. Até que ponto somos inteligentes, até que ponto realmente " evoluímos" de animais irracionais, para seres pensantes e inteligentes.
Ao observarmos o comportamento das pessoas, podemos chegar a muitas conclusões.
Uma delas é que apesar da pretensa inteligência, o ser humano continua tendo atitudes irracionais.
Sabemos que algumas comidas engordam, são prejudiciais ao nosso organismo e mesmo assim comemos. Depois reclamamos que engordamos, entramos em dieta, emagrecemos, e invariavelmente pouco tempo depois voltamos aos mesmos velhos hábitos.
Muitas pessoas inteligentes continuam fumando, sabendo que o cigarro é extremamente perigoso para si e para os outros. Que destrói seu corpo, seu cérebro.... Outros bebem exageradamente, também sabendo da nocividade da bebida. Sem falar nos usuários de drogas.....
Outros de nossa espécie, continuam se achando melhores que seus pares, valorizando pessoas pelo que têm e não pelo que são, pela cor da pele pela sua cultura superior.....
Continuam alguns, como aqueles homens do tempo das cavernas, a bater em suas mulheres , como se essas fossem apenas um objeto, algo descartável.
Precisamos de leis para nortear nosso comportamento, códigos de trânsito para delimitar nossa barbárie  , leis simples , até mesmo para mantermos-nos na fila, 
Gasta-se mais dinheiro com fabricação de armamentos do que com pesquisas científicas, crianças morrem de fome enquanto madames tão festas suntuosas para seus cachorros....
E assim continuamos a viver... E nos achando muito evoluídos, quem sabe a coroa da criação.
Penso que em muitos casos até involuímos. O que evoluiu foi a tecnologia, mas a moralidade humana, sua consciência parece ter se nublado.
Espero que dia desses, o "ser racional" consiga refletir sobre suas atitudes e tome outra direção, uma direção que o leve a realmente evoluir, a construir uma sociedade abalizada em valores espirituais e norteada para o bem de todos!!!

Nenhum comentário: