quinta-feira, 12 de abril de 2012

O AMOR ILUMINADO!!!




É quase impossível assistir ao filme " Uma mente brilhante" e não se emocionar. É a história de vida de John Forbes Nash, um gênio matemático nascido em 1.928. Sempre muito tímido e introvertido desde a infância, Nash alcançou prestígio ainda jovem atuando na renomada Universidade de Princeton, EUA. Com o passar do tempo, sintomas de esquizofrenia começam a tomar conta de seu comportamento, evoluindo para a paranoia, o que o levou a internação.
O filme é romanceado, existem fatos que na verdade, parecem não ter acontecido, como por exemplo as imagens dos amigos imaginários que o perseguiam:segundo alguns autores é inventada, pois o que Nash acreditava na verdade, era que extraterrestres faziam contatos com ele, pelos jornais e revistas. Também no filme , não é mostrado o fato que sua mulher Alícia, uma estudante de física da MIT, com quem veio a se casar, se divorciou de Nash. Ainda assim permitiu que morasse junto com ela, para que não ficasse nas ruas. Alguns anos depois, vieram a casar - se novamente e estão juntos até os dias atuais.
Bom, romances a parte a história é real e mostra a todos nos a importância do amor e da perseverança. Apesar de todos os percalços que Nash passou, não desistiu, não entregou os pontos. A doença o tinha dominado completamente , mas ele com a ajuda de algumas poucas pessoas conseguiu a superação.
Alícia sua esposa também foi fundamental. Somente através de seu amor, de sua compreensão, é que Nash conseguiu passar por este vale das sombras.
Foi um amor iluminado, um amor que venceu as mais difíceis provas, mas triunfou. Ivan Lins, músico brasileiro tem uma música chamado Iluminado, onde recita que o amor tem feito coisas, que até mesmo Deus duvida.... Já curou desenganados, já curou tantas feridas....
Um homem que sabia resolver tantos problemas, brilhante, não conseguia resolver as equações da vida, as equações da socibilidade, do amor.... Coube a sua esposa ensiná-lo!!! É bom lembrar que Nash recebeu anos mais tarde, já na idade madura o Nobel por seu trabalho na área da matemática!!!

Nenhum comentário: