domingo, 8 de abril de 2012

O OUTRO TAMBÉM VÊ!!!


Para muitos é uma afirmação desanimadora. Sim, porque em nosso mundo o que mais temos são pessoas que acham que conhecem a Verdade, que tem todas as respostas, que tem o olhar da sabedoria.
Vivemos isso em umm nível maior, entre as nações. Cada país se acha o mais desenvolvido, com capacidades para dominar o mundo. Os Estados Unidos são o maior exemplo. Com sua política de desenvolvimento a todo custo, se acha no direito de intervir em países menores e ditar regras econômicas ao mundo por deter um poder econômico que lhe dá também a força sobre as idéias.
O capital produz a ideologia do melhor, do mais forte, da Unica Verdade.
E assim é, desde que o homem começou a andar sobre essa Terra.
De um nível maior, passa-se a um nível menor, para o indivíduo. Pessoas se acham no direito de julgar os outros pelo que vêem do mundo, da realidade, sendo que todo ponto de vista é a vista de um ponto, cada um enxerga de acordo com a realidade em que vive, com a forma com que foi criado, pela cultura que recebeu em sua comunidade. Cada olhar traz um mundo diferente, e aos invés de se buscar uma sintonia entre essas visões, o que se busca e uma autoafirmação desta ou daquela cultura.
Se há muitos pontos de vistas, há muitos pontos de cegueira, muitas coisas que não temos condições de enxergar, porque não somos deuses , não somos oniscientes onipresentes....
Precisamos do Outro para enxergar melhor. Somente quando unirmos as percepções de cada ser humano, de tomarmos cada uma separadamente como tendo valor, não como verdades, mas como princípios norteadores , estaremos evoluindo.

Nenhum comentário: