quarta-feira, 25 de abril de 2012

SONHAR NOVAS UTOPIAS!!!





Sempre na história humana o homem foi movido por seus sonhos, pela utopia. Parece que precisamos acreditar em algo maior que nós para podermos seguir neste mundo.
A utopia da paz Universal é um dos conceitos mais antigos das sociedades humanas, ainda permanece no coração do homem hoje.
A vida comunitária, com laços de amor e cooperação está presente nos ensinamentos de Cristo e tem percorrido o Planeta à mais de 2.000 anos.
Esse sonho se cristalizou numa teoria política, mais voltada para o materialismo, mas cujo germe era de fato a cooperação entre os povos.
O socialismo vingou na URSS, um país atrasado, que não tinha a principio as condições necessárias  para que acontecesse naquele país.
Da teoria a prática, houve uma grande distância. Os egoísmos humanos, o desejo de poder, a incompreensão para com o outro e seus anseios , vieram a minar o sonho humano de um mundo igualitário.
Em 1989, caiu o Muro de Berlim, símbolo de uma era. Com ele simbolicamente caíram as utopias humanas. Alguns teorizaram que seria o Fim da História, enquanto luta de classes, começo de novos tempos.
E os novos tempos chegaram trazendo um vazio existencial muito grande. Hoje vemos pessoas vivendo por viver, talvez capturadas pelo consumismo e sonho de uma vida regada a bens e dinheiro.
Sonhar novas utopias é possível e necessário, pois somente ideais elevados da humanidade podem dar um sentido coletivo a nossa existência.
Não podemos sentar e assistir conformados, uma sociedade com princípios tão relativistas, com a vitória do hedonismo puro e simples com o individualismo exacerbado..
Um sonho que se sonha só é só um sonho, mas um sonho que se sonha junto é realidade!!!

Nenhum comentário: