quinta-feira, 17 de maio de 2012

OU VAI OU RACHA!!!





Há muitas situações em nossas vidas que procuramos contemporizar, "empurrar com a barriga"como é dito popularmente.
Isso acontece muitas vezes porque ao vivermos em um mundo cheio de tensões, onde a cada dia precisamos, além de matar o leão, apresentar seu escalpo, pois caso contrário alguém pode exigir provas do nosso feito, evitamos o confronto, o conflito. Melhor é resolver de maneira pacífica e tranquila. E assim realmente deve ser nossa conduta na maioria das situações que enfrentamos, pois quando usamos de bom senso com certeza colheremos melhores resultados do que simplesmente afoitamente nos perdermos em gritos e barracos.
Mas existem certos momentos na vida , que pedem atitudes mais fortes, corajosas.....
Na escola em que leciono, abrimos a inscrição para as chapas do Grêmio estudantil 2012. Dentre tantos nomes, como Chapa Quente , TPM, FJE  TPE uma me chamou a atenção " Ou vai ou racha".
A expressão  " Ou vai ou racha" é um dito popular já muito antigo entre nós e de certa forma quer dizer que precisamos tomar uma atitude corajosa, ousada, a fim de transformarmos uma situação que não nos é totalmente favorável. É preciso coragem para mudar...
Talvez os jovens da 7º série A da EE João Clìmaco, não tenham até mesmo compreendido , mas há um desejo inconsciente de transformação embutido na frase!!! Queremos algo mais, queremos algo novo!!! 
Ao ver aqueles jovens, alguns ainda na quinta série, fazerem parte de um processo eleitoral, de apresentação das idéias aos companheiros , da participação na prática democrática é algo que me emociona.
Certo que dentro de um espaço mínimo de democracia que temos no País, é muito lindo ver esses jovens ainda sonhando, acreditando que podem ser agentes de mudança.
Há muito sonho, muitas idéias limitadas, muitas festas,,,, mas há uma semente, uma pequena semente de participação política brotando nesses pequenos grandes jovens!!! 

Nenhum comentário: