quarta-feira, 6 de junho de 2012

SEJA UM INSPIRADOR.



Há no mundo um espírito de dominação e desejo de comandar, mandar, dominar sobre o outro .
Talvez isso se deva ao fato. de que pessoas que lideram normalmente estejam em evidência, tenham poder e detenham alguns privilégios que pretensamente os tornam mais realizados.
Em todos os níveis sociais, em todas as faixas de desenvolvimento do ser humano o desejo de dominação está presente. Como exemplo é só observarmos crianças brincando. No desenrolar da diversão, sempre vai ter uma  que  se 
colocará como líder.
Talvez esse perfil de gestor  seja algo inerente ao ser humano, mas penso que isso se deve muito mais ao comportamento passivo dos demais.
Muitas pessoas foram tolhidas em sua infância de um desenvolvimento mais completo, seus pais foram muito super protetores e criaram uma dependência psicológica, tornando a criança um adulto inseguro.
Penso que num nível básico todos precisamos de uma linha diretiva, alguém que facilite nossas decisões e interações. Mas acredito que o ser humano tem capacidade para encontrar seu caminho, para conquistar sua própria autonomia. No entanto ,a sociedade criou um exercito de dependentes e é claro,, nesse sentido a liderança se torna indispensável.
Isso com certeza não é ocasional. O sistema precisa de pessoas inseguras e dependentes que não consigam pensar por conta própria, ou mesmo tomar decisões importantes, pois assim é mais fácil controlar e manipular.
Krishnamurt foi um hindu preparado para ser um grande líder espiritual. Desde criança foi ensinado em todas as filosofias da época, numa dieta especial, com os melhores professores. Mas quando alcançou a idade adulta e a maturidade espiritual rejeitou ao dever de comandar as massas. Simplesmente acreditava que as pessoas tinham condições de encontrar seus próprios caminhos através do autoconhecimento, através da sua busca pessoal.
Querem nos impor muitas lideranças, querem nos colocar muitos cabrestos,temos direito de escolher nossos caminhos.
Muito melhor que simplesmente  ser lider por desejo de poder, é ser um inspirador de pessoas. É não querer ter admiradores, pessoas que te bajulem, que falem e lembrem sempre de seu nome, para satisfazer nossos egos, mas abrir horizontes, facilitar processos, ampliar consciências. Esse deve ser nosso papel nesse mundo!!!

Nenhum comentário: