sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O QUE FOMOS DETERMINA O QUE SEREMOS!!!




Diz um ditado muito antigo, que a fruta não cai muito longe da árvore que a gerou. Em outras palavras, isto quer dizer que teremos semelhança em aparência e atitudes com nossos pais. É realmente muito forte a herança genética, determinando muitas vezes até comportamentos.
Mas isto não quer dizer que não haja espaço, para sermos nós mesmos com nossa própria personalidade, nossos sonhos e atitudes..
O que a gente percebe nesses anos todos , é que a sociedade valoriza muito o que fazemos, seja na idade onde ainda éramos jovens até a idade mais adulta.
Muitas pessoas que conheço de minha adolescência me tratam como se eu ainda tivesse aquela idade, lembrando dos erros passados, onde  cometi muitos erros.
Dia desses foi a escola uma ex aluna, que "aprontou" bastante no período em que estudou. Já formada, queria ingressar no magistério e optou por uma escola perto de sua casa para começar sua vida profissional.
Mas  colheram informações a respeito da vida escolar da jovem e decidiram por não contratá-la devido ao seu passado .
Isso nos mostra que tudo o que fazemos reflete em nossa vida. O que semeamos  no passado muitas vezes influencia e até determina o que conseguiremos mais adiante.
Eu mesmo sou prova viva disto. Na parte religiosa, sempre tive o desejo de entrar na vida ministerial como pastor, mas erros na minha juventude, como rebeldia, e desacordo com princípios religiosos, ainda influenciam em minha vida espiritual, fechando portas que com certeza não tivesse essas marcas no meu passado , certamente se abririam com facilidade.
As pessoas tem dificuldade em entender, que o ser humano é mutável. Que há períodos em que estamos como que estagiando. É a adolescência, onde podemos e devemos cometer erros. É saudável , e serve para nos nortear no que seremos.
O que não pode acontecer é sermos barrados poer erros cometidos no passado, sem nos darem a chance de provar que mudamos, que amadurecemos, que evoluímos.
Líderes, gestores, profissionais ligados a administração, precisam ter um olhar mais humano e ponderado sobre a natureza do ser humano a fim de que injustiças não venham a ser cometidas.

Nenhum comentário: