terça-feira, 14 de agosto de 2012

PEIXES NÃO SOBEM EM ÁRVORES!!!


Desde muito cedo, no início de nossa jornada por este mundo nossos pais, sempre buscando o melhor , nos incentivam a ter  os grandes  resultados, a tomar as  notas mais altas, a ser o mais popular na escola, entre amigos, enfim há uma busca incessante pela excelência.
Igualmente quando já adultos temos uma necessidade muito grande de chamar atenção, de querer ser o centro dos desejos e vontades dos outros.
Com certeza nosso sistema econômico fortalece muito essas tendências que nós como seres humanos temos.
Vivemos num mundo de intensa competição, onde a cada dia é exigido que sejamos os mais competentes, os melhores.
Isso tem gerado muita ansiedade e depressão. No Japão, há um alto índice de suicídio entre os jovens, exatamente porque a cultura local valoriza muito o conhecimento e cobra demais a juventude no quesito estudo e responsabilidade.
Com isso começam as comparações. Nos comparam com os outros e nós mesmos com o tempo acabamos nos comparando com pessoas e indivíduos, e quase sempre nos sentimos menos eficientes que eles.
Einstein grande físico do século 20. disse certa vez " Somos todos geniais,mas se você julgar um peixe pela capacidade que ele tem de subir em árvores, ele passará a sua vida inteira acreditando ser estúpido."
A despeito de tudo o que somos cobrados e exigidos, comparados e avaliados, precisamos entender que temos nosso valor pessoal e intransferível. Somos únicos e somos os melhores naquilo que temos de melhor para oferecer ao mundo. Precisamos, sim, descobrir nossa missão e viver em função dos valores que estão dentro do nosso coração!!!

Nenhum comentário: