sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CIDADÃOS DO MUNDO!!!




Há pesquisas que nos dizem que 20% da humanidade consome 80% dos recursos naturais do Planeta. Se 500 milhões de pessoas são responsáveis pela emissão de 60% de gás carbônico , 3 bilhões dos mais pobres tem a responsabilidade de apenas ¨6% pela poluição do planeta.
Isso nos leva a entender que são muito poucos aqueles com condições de se sentir como cidadãos do mundo, pessoas globalizadas, que tem acesso a bens de consumo de padrão de excelência que a grande maioria da humanidade não o tem.
Para crescermos como pessoas é preciso autoconhecimento, mas para crescermos como cidadãos precisamos de educação, de cultura, de conscientização política,
Daí decorre um fator comum entre as pessoas com baixo padrão de recursos. Elas odeiam a política, ou mesmo tem uma relação de subserviência, acreditando que esta é apenas uma fonte de ajuda financeira ou mesmo de sustento para sua família.
No Brasil , salvo algumas regiões , convivemos com práticas eleitorais parecidas com a República velha, onde era comum o voto de cabresto, ou seja um voto atrelado as condições de poder do coronel e sua dominação sobre as pessoas ao redor.
Atrelado a isto, temos uma política aliada a um sistema religioso arcaico, que suga do indivíduo suas possibilidades como cidadão, alienando-o da vida na polis, elevando seus desejos para um mundo perfeito no futuro!!!
Mas precisamos de um mundo possível agora, é neste momento, onde estou que posso tentar transformar as coisas.
Mas a grande maioria das pessoas tem dificuldade em entender. É por isso que temos tantos políticos e líderes religiosos desonestos.
Há uma omissão das pessoas, por medo, por repúdio, ou por conformismo.
Não se recebem direitos de graça. É preciso muita luta e sangue derramado. Países da Europa não são ricos hoje e seus cidadãos tem um nível de vida avançado porque governantes bonzinhos lhes deram. Muito pelo contrário. Foi exatamente porque as pessoas se uniram, se envolveram, escolheram entre os mais capacitados, acompanharam o processo, cobraram.... Isso transformou os países ricos em países de bem
estar social . Só podemos ser cidadãos do mundo, pessoas realmente inseridas na sociedade se tomarmos posse daquilo que nos pertence . Temos direito também de usufruir do melhor que esta terra pode nos dar.

Nenhum comentário: