terça-feira, 4 de setembro de 2012

QUANDO O CERTO DÁ ERRADO!!!


Vivemos numa sociedade orientada pela razão, onde buscamos raciocinar de maneira óbvia sobre acontecimentos e fatos em nossa vida.
Gostamos de acreditar que tudo tem que ter uma causa, uma explicação lógica.
Por isso procuramos sempre andar de maneira correta diante da vida.
Prezamos pelos valores morais, pela abnegação, pela ajuda ao próximo entre outras motivações.
Isso é parte de uma sociedade que há séculos tem recebido da fonte do Cristianismo e de outras religiões que enfatizam a importância dos valores espirituais na vida de cada ser humano.
Pensamos logicamente que se fizermos o bem, que se formos bons a vida toda, teremos nossa recompensa, viveremos muito, conseguiremos muitos bens, seremos felizes , tudo dará certo, pois estamos fazendo tudo correto..
Se eu planto uma semente de laranja, logicamente deve nascer um pé de laranja.
Mas muitas vezes a vida nos dá uma rasteira. Fazemos tudo certo, andamos de acordo com regras sociais , mentais e espirituais , de bem com a vida, pensamento positivo.
Mas então.... algo que esperávamos, não dá certo,, O fruto não vinga, 
Então, talvez nos revoltemos contra Deus, contra a vida, os fatos enfim contra tudo. Não entendemos o motivo. Fizemos tudo certo.
Mas o que não paramos para pensar nessas horas é buscar fazer uma análise de quantas coisas deram certo ou errado em nossas vidas. Se formos sinceros, chegaremos a conclusão de que mais do que 80% de tudo que planejamos aconteceu próximo do que imaginávamos, de que conseguimos sobreviver aos anos iniciais de nossa infância, que apesar de tantos percalços estamos vivos, temos um trabalho abençoado, dentro do possível, temos uma família, ou tivemos, conseguimos alguns amigos, ou pessoas próximas, temos conseguido sobreviver, apesar de nossas reclamações pela falta de dinheiro. O saldo sempre é positivo.
Mas então, insistimos em focar o que deu errado. Nem tudo pode dar certo. É o ciclo da vida. Altos e baixos. Mas o saldo é positivo. Temos ainda muito mais vitórias do que derrotas.
Sofrer faz parte da existência. E isso não está reservado apenas aos maus. Aliás é uma visão religiosa essa questão de quem é mau ou bom. A Bíblia ensina diferente.
Deus derrama sol e chuva sobre justos e injustos. Não são valores morais ou boas obras que mudam nossa percepção diante de nosso Pai . Quem tem os critérios é Deus. Ele sabe quem merece ou não.
Sofrer é parte da evolução espiritual, só que sofre entende que essa vida é passageira, que o que vale é a alegria de ser alguém diferenciado que valoriza a vida e o amor!!!

Nenhum comentário: