segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MUITO ALÉM DO NOSSO EU!!!

A psicanálise (estudo da personalidade humana) trouxe muita luz sobre as relações do homem consigo mesmo. Freud ao criar os conceitos de id, superego e ego, mostrou que o ser humano não é  tão simples, mas complexo, sua psique é norteada por diversas forças e pulsões.
Temos um conceito de eu ,que nos dá a certeza de que somos alguem  que existe um centro que comanda tudo, que administra nossos conflitos internos , a subjetividade e também aspectos do mundo exterior.
Mas isto só não esvai a imensa potencialidade do ser humano. Há algo mais além do eu. 
Para os neurocientistas o cérebro é o responsável por orquestrar todos os movimentos humanos subjetivos  e objetivos. 
Miguel Nicolelis é um neurocientista brasileiro que tem feito pesquisas na área de robótica e interfaces cérebros mente. Em seu livro , Muito além do nosso eu. Nicolelis explana as possibilidades maravilhosas que podem ser alcançadas através das ICMs, a interação cérebro máquina, que possibilitarão que pessoas com problemas de mobilidade ou paralisia em alguma região do corpo possam voltar a ter movimentos.
A pesquisa com a macaca Aurora que através do pensamento consegue movimentar um braço robótico, depois de intensos treinamento e tentativas e erros., nos dá uma clara visão das possibilidades dessas pesquisas.
No final do livro Nicolelis, se permite "viajar ", imaginar o que se poderá fazer a longo prazo com essa tecnologia.
Imagine você na sala de sua casa, ligado a um robô que esteja em Marte, sentindo as mesmas sensações que o robô esteja sentindo. Ou no fundo do mar, ou em qualquer lugar do espaço. É fantástico, parece ficção  mas é possível segundo este neurocientista.

Nenhum comentário: