sexta-feira, 2 de novembro de 2012

SEJA PROATIVO!!!

Há poucos dias fomos informados pela imprensa falada e escrita que o número de homicídios em São Paulo cresceu cerca de 86% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A violência parece ter se tornado algo banal, comum, pois apesar de serem números alarmantes sabemos que pouco se muda .
Análises já foram feitas, idéias existem, mas a prática é pouco efetiva. Falta acima de tudo vontade política, pessoas lá no poder que realmente estejam dispostas a governar. Enquanto houver essa ideia de perpetuação do poder de partidos e ideologias querendo deixar sua marca, como sendo os que mudaram o país, enquanto houver quadrilhas dentro do governo desviando verbas públicas que serviriam para melhorar a vida do cidadão, em proveito próprio ou de um grupo de amigos, realmente nada de novo pode acontecer.
É preciso haver um consenso nacional, um conjunto de idéias orquestradas pelo poder Federal, alinhadas com Estados e Municípios  que definam políticas públicas realmente eficazes para diminuir a violência. Há estatísticas de Ongs como Rio da Paz que sugerem que se morre mais pessoas no Brasil do que morreram na Guerra do Iraque. Outras nos informam que os homicídios contra jovens cresceram mais de 300% em três décadas.
É claro que a grande maioria dessas vítimas são pessoas com pouca renda e escolaridade. Isso nos leva ao problema não apenas da pobreza, mas da desigualdade social. Um país onde políticos podem a qualquer pretexto aumentar seus salários, enquanto a maioria dos cidadãos tem que se organizar em sindicatos, fazer greves , protestar , não pode ser considerado um país sério.
Como cidadãos precisamos protestar, e há várias formas de fazer isso. Tudo pode mudar, sim as vezes lentamente , mas as mudanças acontecem. Ficamos vinte anos sob um regime de ditadura, mas a sociedade se organizou e mudou isso. Não está bom , podemos mudar. Mas é preciso protestar, com argumentos, com idéias, com força!!! Cada um de nós pode fazer a sua parte. Começando em nosso lar, na escola, no trabalho, na sociedade. 
Mas como posso eu,um simples cidadão protestar? Tivemos o exemplo das eleições. A cada dois anos você pode escolher pessoas que sabe serem honestas e competentes para governar. Eleitos, deve acompanhar o mandado. Não gostou de algo. Escreva um Email criticandoe sugerindo opções. Escreva aos jornais, promova discussões e debates sobre política. Comente nas mídias sociais. Se organize em associações de bairros, em sindicatos. Faça a sua parte como cidadão. Só a comunidade unida pode melhorar esse país!!!

Nenhum comentário: