quinta-feira, 8 de novembro de 2012

UM NOVO JEITO DE OLHAR!!!









Há alguns momentos na vida em que somos tomados por um sentimento de imprecisão, como se nada que fazemos tem algum resultado eficaz.
As situações são sempre as mesmas, as pessoas não mudam continuam iguais, e então o que fazer? As vezes a vontade é não fazer.
Ouvi uma história que retrata bem essa situação.
Um médico cirurgião oncologista , era muito conhecido por sua competência e habilidades profissionais. Mas pouco a pouco estava sentindo dificuldades em ir para o trabalho. Pensava consigo" De que adianta ir ao hospital se não consigo salvar meus pacientes. Sempre os mesmos problemas sempre as mesmas queixas...."
Um colega sugeriu que ele olhasse as pessoas com outro olhar. Parece que não adiantava.
Outra colega sugeriu que ele ao conversar com seus pacientes tivesse o olhar de um escritor , de um jornalista de um poeta.... procurasse histórias.
Na verdade, somos muito mais do que simplesmente pessoas formadas de ossos, pele, sistemas orgânicos, coração. Temos uma alma, somos movidos por nossos sentimentos
No príncipio aquele médico conseguiu perceber algumas coisas , como um tumor que diminuira de tamanho.
Certo dia observava uma mãe que estava em tratamento quimioterápico, deitada com suas duas filhas pequenas ao redor da cama, muito bem arrumadas e amadas.
Perguntou então a mulher como ela conseguia, apesar da doença cuidar tão bem das filhas. A senhora lhe disse que  sentia uma força imensa brotando dentro dela, e que a levava a amar suas filhas.
A partir daí começou a perguntar a todos os seus pacientes o que lhes dava coragem para resistir. As respostas eram diversas, mas o mais importante é que ele tinha interesse em ouvir.
Tudo mudou a partir daí. Os próprios pacientes começaram a lhe agradecer pelo tratamento , o que antes nunca havia acontecido. Agora, ele se tornara um médico muito melhor do que era antes.

UM novo jeito de olhar.... Olhar com olhos de poeta...... Buscar nas pessoas algo além do que simplesmente vemos. Sintonizar nossos corações com os corações de todos aqueles que estão sofrendo e precisam da nossa compreensão e afeto.
Um novo jeito de olhar a vida, a existência, as situações, os problemas, nosso trabalho nossos relacionamentos.... Olhos de poeta..... Tudo vai mudar.....

* A história do médico adaptei de uma reflexão que li no blog do velho sábio - mensagens e reflexões*

Nenhum comentário: