quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

MECANISMOS DA EXISTÊNCIA!!!



As vezes fico surpreso com algumas pessoas e seus pensamentos sobre a vida.
Dia desses uma jovem comentou comigo sobre as dificuldades de relacionamento no trabalho, que muitos eram falsos e queriam seu mal, falando sempre algo negativo a seu respeito.
Mas, argumentei :” Só que isso acontece em todo lugar em que estamos e vivemos”
Em cada grupo social existe a fofoca. No trabalho, em casa, nas organizações, nas escolas , nas igrejas..... Sempre existirão pessoas que em algum momento talvez queiram “puxar nosso tapete” que inventem algo contra nós , ou que simplesmente alimentem uma fofoca.
Vivemos em uma sociedade doente, competitiva, onde ainda impera a lei do mais forte, e aqui no Brasil há muito a questão dos laços de amizade entre grupos. Para os amigos tudo para os inimigos a lei é uma célebre frase, muitas vezes atribuída a Getúlio Vargas, e que reflete muito bem o espírito dos brasileiros.
O que precisamos perceber é que é importante entendermos os processos sociais que ocorrem entre os grupos, as trocas , os traquejos e “Macetes” que cada grupo tem, a fim de que possamos ter um relacionamento se não agradável pelo menos possível, isto é um relacionamento onde talvez não consigamos as mesmas benesses que outros, mas que pelo menos não sejamos marcados ou perseguidos.
Sabemos que existem pessoas que são perseguidas, que existe falta de profissionalismo, mas também tudo é uma questão de percepção, de compreender qual seria a melhor estratégia para enfrentar e superar os desentendimentos entre grupos e pessoas.
A escola prepara para o trabalho, para o vestibular, mas muitas vezes não ensina o jovem , o adolescente a resolver conflitos, a educar suas emoções seus sentimentos, a superar e conviver com a rejeição.
São esses os mecanismos da existência que precisamos compreender para termos uma vida mais agradável e produtiva!!!

Nenhum comentário: