quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

ENTRE GÊNIOS E IDIOTAS!!!





Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho  grande ,arquiteto conhecido no mundo inteiro faleceu a algumas semanas atrás. Visto por muitos como um grande gênio, lembrado principalmente pela construção de Brasília, mas que tem obras em outros países como Espanha, Portugal, Itália,e França,
Mas nem todos o viam assim. É claro que Niemeyer era um ícone, idolatrado pela mídia, transformado em celebridade e isso com certeza o tornava muitas vezes inquestionável.
Mas há hoje muitos críticos a suas obras. Alguns acham que Brasília não foi bem projetada, apesar das belezas da arquitetura, a cidade tem problemas no trânsito com congestionamentos enormes ,apenas a alguns anos foi construído o metrô , que não ajudou muito, além de não favorecer o uso de bicicletas.
Colunista da Veja ,Reinaldo Azevedo escreveu uma coluna com o título mais ou menos assim “ metade gênio e metade idiota”.
Mas idiota por que? Segundo o articulista , um homem não é sua obra. Grandes poetas, escritores, filósofos foram muito inteligentes naquilo que criaram mas suas idéias e posições políticas deixaram muito a desejar.
Não foi diferente com Niemeyer  , Comunista desde jovem, sempre defendeu a ideologia de esquerda até o fim de sua vida, que durou longos 104 anos.
Não vou entrar no mérito da questão, se podemos julgar um homem pelas suas idéias.
Acredito sim, que o comunismo como ideologia não pode ser julgado pela forma como foi praticado. Infelizmente houve crimes hediondos feitospor regimes comunistas em todo o mundo especialmente na União Soviética com Stálin. A ausência de humanismo, de compaixão humana, a vida degradante e a falta de liberdades individuais, determinaram o ocaso do socialismo.
Isso não quer dizer que a ideologia seja burra e idiotas sejam aqueles que acreditam nela. Tudo é passível de transformações, de mudanças de acertos.
O capitalismo é uma ideologia que tem destruído milhões de seres humanos no mundo inteiro.
Líderes  capitalistas como os Estados Unidos tem promovido guerras em diversos países do globo, matado milhares de crianças e civis inocentes. Seria o caso de dizer que também são todos idiotas?
E nossa sociedade que prioriza o consumismo, a futilidade, o culto a celebridades.... Não seremos todos um bando de idiotas??????

Nenhum comentário: