domingo, 6 de janeiro de 2013

CUIDE DA SEMENTE!!!!




Eu sempre achei muito bonito a arte de semear. A agricultura é um dos processos mais bonitos neste nosso Universo.
No início dos tempos, de sua história na terra o homem era caçador. Os grupos humanos se orientavam de acordo com o território que  lhes possibilitasse uma caça que suprisse as necessidades da tribo!!! Assim os primeiros agrupamentos humanos  eram Nõmades, andavam de lugar em lugar. Mas alguém , em algum momento percebeu algo diferente. Ao observar as sementes que caiam das árvores, das plantas, notou-se que essas sementes brotavam do chão formando outras plantas, outras árvores e essas árvores davam frutos, e esses frutos por sua vez produziam sementes. E o ciclo continuava indefinidamente. Pronto ,estava descoberta a agricultura, que iria revolucionar completamente a vida do homem na terra.
Assim o homem se torna sedentário, isto é, passa a residir em algum lugar e através do que planta sobrevive. Dessa forma,  população humana cresce, novas tecnologias são descobertas. Inicia-se a semeadura, a colheita, o estoque de alimentos, o lucro, as guerras.....
 Imagino que todo agricultor tem um cuidado muito grande com a semente. Não basta apenas plantar, é preciso regar, preparar o solo, tirar as pragas, adubar , proteger contra as intempéries, colher....
Como metáfora da vida é perfeita a comparação. Em tudo que fazemos é preciso muito cuidado e dedicação. Não basta apenas semear os sonhos. Há todo um trabalho de infra estrutura , uma logística a ser cumprida. E isso exige tempo, muita dedicação.
Há algum tempo eu e minha esposa trabalhávamos num grupo familiar, levando a Palavra de Deus , orando, acompanhando aquelas vidas. Mas por detalhes que foram aparecendo, tivemos que abrir mão daquele grupo familiar.
As pessoas , imaginávamos continuariam seguindo seu caminho. Outros viriam para dar continuidade ao nosso trabalho.
Mas as sementes eram nossa responsabilidade. A missão de cuidar delas era nossa. Percebemos que na caminhada algumas desfaleceram.
Como lição, entendemos que é preciso repensar, que uma semeadura é para a vida inteira, que como diz o menino para a raposa no livro “Pequeno Príncipe “ Você é eternamente responsável por aquele que cativa”, você é eternamente responsável pela semente que lança!!!
Postar um comentário