sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SUA IDEIA PODE MUDAR O MUNDO!!!!



              



  Como professores de História no  início dos anos iniciais do Ensino Fundamental , normalmente ensinamos sobre a história do Brasil, os Grandes descobrimentos, as Grandes Navegações.
Lembro-me que para atiçar a imaginação dos meus alunos desenhava na lousa “ grandes monstros marinhos atacando o barco dos navegantes e de repente o barco se lançava ao abismo. O mar havia acabado”.
Essa era a crença de muitos navegantes e do povo em geral na Idade Média, próximo de 1400 a 1500. A ideia é que a Terra era quadrada, que era impossível se navegar por muito tempo sem cair num precipício. Isso sem contar que no caminho havia muitos monstros a se enfrentar.
Mas nem todos pensavam assim, Segundo o que se sabe os gregos 500 anos antes de Cristo já sabiam da esfericidade da Terra, tendo inclusive medido com grande exatidão seus contornos. Esse conhecimento se perdeu com o tempo e foi resgatado por sábios que vieram de Constantinopla que naquela tempo havia sido atacada pelos turcos.
Colombo já era um navegador experiente nessa época. Aprendeu com os sábios, com os navegantes que a Terra era esférica e tomou aquela idéia para si.
Seu plano era navegar para o Oriente  através do Atlântico. Essa pensamento também já era discutido pelos navegantes há mais de vinte anos. Mas ninguém tinha tentado antes por ser muito longe e por que as técnicas de navegação ainda eram rudimentares.
Portanto Colombo não se baseava em um simples sonho. Ele tinha uma idéia abalizada em pesquisas da época, e em certezas não comprovadas. Não era uma simples fantasia.
O que as pessoas da época faziam era simplesmente trilhar o caminho mais fácil, mais prático e seguro, contornando a  costa da África.
O mérito de Colombo é ter acreditado me suas idéias, e renunciar ao caminho mais fácil, a zona de conforto e ousar. Buscou o apoio ás suas idéias em Gênova e Veneza cidades que tinham por excêlencia a prática de navegação, mas não conseguiu. O rei de Portugal, potência marítima da época também não comprou sua idéia.
Foi com o Rei Fernando e a rainha Isabel de Castela que Colombo conseguiu aval para seu projeto.
E assim  pode velejar e comprovar suas teorias. A terra era realmente esférica, e era possível outras rotas para se alcançar o objetivo. Mas Colombo cometeu um erro. Acreditava que tinha chego ás Indias quando na verdade chegara a América. Assim, sem ao menos saber descobriu um novo continente.
Essa história serve de exemplo para perceber quão importante é termos um sonho e acreditarmos em nossas idéias.
Muitas vezes temos boas idéias, mas falta-nos acreditar nelas, lutar para coloca-las em prática. Precisamos acreditar e perseverar , buscar apoio para que realizemos nosso sonho. Como na época de Colombo a maioria das pessoas ´prefere caminhos já trilhados, o mais fácil. Mas caminhos assim nos levam apenas ao que já sabemos. O que pode nos fazer descobridores de novos mundos é trilhar caminhos que ninguém teve coragem de trilhar é apostar em ideias que ninguém tem coragem de exprimir. Façamos o novo, tenhamos ousadia para descobrir novas formas de viver, de pensar, de interagir com o mundo .
Postar um comentário