segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A ESTRATÉGIA DA MAÇA NÃO FUNCIONA MAIS!!!






" Quem só tem como ferramenta um martelo, vai achar que todo problema é um prego". Gosto dessa frase, vejo nela uma sabedoria que nos ensina a importância de buscarmos renovar nossas estratégias, de desenvolvermos nossos pontos fortes e melhorarmos nossos pontos fracos.
Não é possível acreditar que conseguiremos resolver os problemas do mundo atual, usando pensamentos, atitudes, estratégias do passado. " Mas sempre deu certo, porque não continuar..... Simplesmente porque em algum momento suas antigas estratégias não vão funcionar mais, porque o mundo, os conceitos, as pessoas mudaram;. Precisamos acompanhar o processo
Muitos saudosistas acreditam que a educação vai melhorar, se voltarmos aos velhos tempos em que os professores, pais, eram respeitados ao ponto de, apenas o olhar de um pai, de um professor ser suficiente para calar uma criança ou adolescente!!!
Mas podemos compreender que muito do respeito que os adultos conseguiram em tempos antigos, principalmente no Brasil, foi devido a um período negro de nossa história: As ditaduras. Tivemos muitas ditaduras no Brasil. Mas talvez a que mais marcou ocorreu entre os períodos de 1964 a 1985. Nesses tempos de  chumbo muitos jovens foram mortos por não concordarem com o regime autoritário do sistema. Não era preciso muito para ser preso.
Nesse período as autoridades ganhavam respeito através do medo, do autoritarismo.
Felizmente conseguimos vencer essa época nefasta de nossa história. E não queremos mais conquistar a autoridade pelo medo, mas antes pela competência, pela admiração de nossos filhos e alunos pelo que somos , pelo exemplo de vida que demos a eles. O respeito deve nascer da inspiração que passamos aos jovens.
Talvez um pouco de medo até seja bom... mas em doses homeopáticas!!!!   
Dia desses assisti a um conto de fadas clássico. Branca de neve. Mas o nome do filme era Espelho, Espelho meu tendo como vilã   Julia Roberts no papel de madrasta. A estória faz uma releitura do conto, embora a base continua a mesma. Mas algo me chamou a atenção no filme. Quase no final, Branca de Neve, tranca os anões e o príncipe dentro da casa e vai enfrentar sozinha a Fera. Consegue vencer a besta e marca o casamento com o príncipe. Bem, estava faltando algo , pensei.
Foi quando aparece Branca de Neve linda, recepcionando seus convidados, e na fila quem estava? Uma velhinha ... Ah, imaginei eu , agora a estória está completa. Então a velha faz a clássica  oferta da maça a bela Branca de Neve. Esta, docemente agradece e pega a fruta. Vai acontecer de novo. A câmera focaliza bem o momento em que a menina coloca seus lábios na linda maçã...... Mas então subitamente ela para. e olhando para a velhinha diz: Entenda que você perdeu. Aceite isso!!!
Muito interessante! A madrasta continua usando a mesma estratégia da maça, mas Branca de Neve evoluiu!!! A madrasta só tem uma ferramenta e assim já não consegue mais seu intento.
O mundo também evoluiu e assim precisamos entender que temos que nos reinventar, assimilar novos comportamentos, novos conceitos, novas atitudes!!!

Um comentário:

Aline disse...

Não está entre meus filmes preferidos ehehe, mas vale muito sua comparação... Os tempos são outros, as atitudes mudaram... Não é possível exigir que as coisas aconteçam como no passado...