terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

'ADEUS A CARNE"



O carnaval é uma festa que teve sua origem na Grécia Antiga por volta de 600 a.C. Era principalmente uma celebração a Vida, a primavera as colheitas. Em Roma , era comum durante as festas que duravam cerca de 7 dias, uma inversão nos papéis sociais. Escravos viravam senhores e reis e príncipes em  cidadãos comuns.
Na Idade Média, a festa foi abraçada pela Igreja católica, talvez o que explique o significado do seu nome em latim "carne" carne e vale uma antiga saudação nas cartas da época que significava adeus. Os foliões aproveitavam para brincar e se divertir dar vazão a muitos instintos que a moralidade não permitia, para enfim aderirem a quaresma, período de jejuns orações e purificação criado pela Igreja em função da chegada da Páscoa.
Deixando de lado a visão moralista sobre o carnaval podemos refletir que o mesmo é uma festa humanizadora, que liberta o ser humano de padrões rígidos e morais ditados pela sociedade e religião. Nesse período de festa os papéis sociais se invertem. Os trabalhadores viram patrões, os patrões simples empregados, a dona de casa torna-se princesa, é uma catarse social, um momento em que todos somos iguais, onde as desigualdades  desaparecem. Não podemos generalizar, dizendo que pelo fato de alguns se excederem cometerem atos violentos , exacerbação dos instintos , isso significa que a festa em si não é possível!
Excessos e erros existem em todos os lugares em todas as situações. 
Na atualidade o carnaval distanciou-se de sua origem popular e tornou-se um grande negócio. Desfiles de escolas de samba servem de amostra de corpos sarados, de celebridades Tudo gira em torno do lucro.
Algo interessante no carnaval são as máscaras. Talvez o sentido seja o fato de que a festa reconhece que todos vestimos máscaras, indistintamente, significando que na verdade somos sem máscaras todos iguais.
Acredito que o carnaval sempre vai se reinventar, pois a capacidade humana para criar é muito forte. Espero que um dia o carnaval volte a ser aquela simples diversão, aquele momento de alegria de criança .

Nenhum comentário: