sábado, 23 de fevereiro de 2013

VIDA É MOVIMENTO, É BARULHO,É CONFLITO!!!


Tive a grata experiência de crescer em uma família com muitos irmãos. Erámos em sete. Apesar da diferença de idade, havia em minha casa muito barulho, muita bagunça e também muitos conflitos.
Isso é natural, principalmente se tratando de crianças, que estão num processo de amadurecimento e aprendizagem, onde não conseguem conter seus impulsos, sendo então a vida um grande desafio, um incontrolável movimento!
Apesar disso, dessa experiência com o "caos", sempre fui uma pessoa que gosta do silêncio. Percebo no silêncio uma oportunidade mágica de nos elevarmos desse mundo material para um lugar sagrado dentro de nós. Penso nesses momentos que estou naquelas grandes catedrais da Idade Média, adentrando pelas suas imensas naves que apontam para o céu... e comtemplando o indizível!!!
Mas preciso voltar a realidade.
Escolhi uma profissão que não lida muito com  a questão do silêncio. Alias nela, há pouco tempo para o silêncio, porque ali o que existe é movimento, caos, barulho, impulsos, ânsia por viver!!! Eu trabalho em uma escola pública!!!
Quando iniciei minha vida profissional nessa escola  ela contava com cerca de 1500 alunos. Um ambiente extremamente mutante, onde cada dia era uma novidade diferente. Muitas estórias poderiam ser contadas, muitas vidas florescendo, e eu ali em meio a todo aquele turbilhão de impulsos, de vontades, de desejos....
Alguns anos se passaram e os alunos foram crescendo e a escola foi diminuindo. Com ela também diminuiram o barulho, a agitação , a aprontação.....
Mas o destino daquela escola é a Vida.
Nesse início em que começa mais um ano letivo , percebemos que a escola novamente cresceu. Vieram novos alunos, novas risadas, novcos gritos, e muito ,. muito barulho. 
Alguns de nós , já cansados da jornada por um momento estranharam..... Afinal não é tarefa das mais fáceis estar anos e anos comandando classes com 40 alunos onde existem muitas demandas!!! É tarefa para super humanos!!!!
Apesar disso, reconheço que gosto de toda essa agitação. Não gosto dos gritos, da falta de educação de muitos, da violência , das drogas, da falta de interesse. Gosto da agitação, do movimento, da vida!!!
Aos que preferem o silêncio, lembro que teremos muito tempo para comtemplá-lo..... No cemitério. Lá o silêncio reina absoluto!!!!

Nenhum comentário: