quinta-feira, 21 de março de 2013

O APELO DA CONSCIÊNCIA


Há muita gente falando que vivemos numa sociedade hipócrita, onde existem valores sobrepostos a outros, uns não tão nobres assim.
Falar em hipocrisia me lembra a Bíblia quando Jesus ao argumentar com os fariseus, que era um grupo religioso muito afeito a pregar austeridade, santidade, mas cujo comportamento não se adequava aos seus princípios morais, os chamava de hipócritas.
Talvez seja essa a definição mais adequada de hipocrisia " Faça o que eu mando mas não faça o que eu faço".
Esse comportamento é comum entre a maioria das pessoas. Quem já não  foi hipócrita em algum momento de sua vida? Qual de nós em determinada situação já não fingimos ter crenças, idéias e sentimentos que na verdade nunca tivemos?
Mas é diferente estar e ser. Há determinados momentos de nossa vida em que estamos, e há outros em que somos. O mais importante é ser. Estar é apenas passageiro é fruto de amadurecimento de caráter e consciência.
Existem aqueles que no entanto persistem fingindo ser o que não são, num eterno círculo que sempre os levará ao mesmo lugar.
Mas todos tem seu momento de decisão . Martin Luther King Jr, cunhou um pensamento maravilhoso que diz mais ou menos assim " A covardia pergunta : É seguro? O comodismo, a (hipocrisia) argumenta... é popular? a etiqueta questiona : É elegante?  Mas a consciência coloca a questão .... é correto?
E chegará o momento onde teremos que tomar uma atitude que não é segura , não é popular , não é elegante , mas que temos que fazer porque a nossa consciência nos diz que é a maneira correta de se agir!!
Precisamos acreditar que nossa sociedade chegará a esse momento de amadurecimento, onde verdadeiros princípios éticos farão parte de nossa conduta. Com certeza todos nós ganharemos muito mais qualidade de vida, cidadania, e espiritualidade!!!   

Nenhum comentário: