terça-feira, 30 de abril de 2013

DESPERTE PARA A INCLUSÃO!


O Brasil tem aproximadamente 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência  Todos sabemos que a deficiência em qualquer parte do corpo torna a vida muito mais complicada, muitas vezes não permitindo que os portadores tenham uma vida adequada e consigam também competir de igual para igual com as chamadas pessoas " normais".

Para tentar minimizar e auxiliar no processo de inclusão é que aconteceu em S. Paulo neste mês de abril a Feira Reatech - Feira Internacional de tecnologias em Reabilitação, inclusão e Acessibilidade.
Há muitas novidades, desde cadeiras de rodas que melhoram a comodidade do cadeirante, tendo acoplado um software que detecta nos movimentos em lugares pedregosos e de difícil acesso, através de um sistema de amortecimento bastante original. Há aparelhos de audição com acesso a Bluetooth  e outras conectividades.
Essas são apenas algumas das muitas novidades que a Feira trouxe esse ano.
É muito bom saber que a tecnologia ven sendo usada também para ajudar as pessoas a terem uma vida melhor.
Imaginem se os governantes de nosso mundo tivessem a sensibilidade de perceber que o gasto excessivo com armamentos só levam a destruição do Planeta e que se as verbas usadas para esses tipos de programas militares fossem investidas em educação e saúde o  mundo seria muito melhor!.
Só para se ter uma ideia os gastos com armamentos  segundo relatórios de instituições internacionais ligadas a paz ,  chegam a mais de 2,5 trilhões de dólares!!! 
Quer dizer então que para gastar com armas nucleares e outros apetrechos militares não existe crise financeira? Não estaríamos vivendo uma grande crise moral?
No Brasil um cientista também tem feito pesquisas que podem num futuro próximo auxiliar muito as pessoas com deficiência. Miguel Nicolelis neurocientista tem desenvolvido o exoesqueleto que nada mais é que uma roupa robótica direcionada pelo pensamento!! Nicolelis prometeu que o pontapé inicial da Copa 2014 será dada por um adolescente tetraplégico vestindo a roupa!

Nenhum comentário: