terça-feira, 23 de abril de 2013

O EFEITO BICHO!!!


Uma das melhores maneiras de estarmos de bem com a vida é adotando um animalzinho para fazer parte de nossa família.
Me lembro com saudade de meu primeiro gatinho. Ele era branquinho, eu devia ter uns sete ou oito anos. Nem me lembro bem o nome dele.
Depois disso ganhamos uma cachorrinha pequinês . Minha família era grande, éramos nessa época em 6 pessoas na casa. E Bolinha se tornou sem dúvida a grande alegria de minha vida. Corria muito, cheia de alegria e  energia, fez parte de minha infância e começo de adolescência. Já na velhice desenvolveu uma doença, que acarretou sua morte.
Lembro-me que eu , ainda um menino de 13 para quatorze anos fui imcumbido de enterrá-la. levei-a a um terreno onde um senhor tinha uma espécie de horta. Lá havia bastante terra e eu chorando coloquei - a dentro de um buraco e a enterrei. Chorei muito aquele dia.
Passaram-se os anos e hoje tenho um cachorro e uma gata. São a alegria do meu lar.
Os psicólogos apontam vários benefícios de adotarmos um animal de estimação. Alguns deles destaco abaixo:
Auto estima- O animalzinho nos faz sentir mais humanos, melhores como pessoas, sabendo que respeitamos os animais, que os amamos também.
Alegria - O fato de termos um animalzinho de estimação, as brincadeiras que fazemos com ele, liberam substâncias como a serotonina e a endorfina que são conhecidas como as substâncias da felicidade.
Diminui o stress. Pelo fato de estarmos sempre num momento de descontração ao brincarmos com nosso animal, isto diminui a ansiedade, a depressão, e o corpo com isso libera menos adrenalina.
Diminui a pressão sanguinea. Também em função dessa descontração, do sentimento de amor que temos pelos animais , diminui a pressão sanguínea.
Socialização. Os animais nos dão a possibilidade de desenvolvermos a socialização, principalmente as crianças.
E com certeza deve haver muitos outros motivos que nos influenciam a ter animais em nossa casa.
O que mais me impressiona neles é sua lealdade. Principalmente os cães. Apesar de brigarmos com eles, as vezes até por descuido não o tratarmos com o devido respeito e atenção, eles jamais revidam. Pelo contrário, continuam demonstrando seu amor, seu afeto, seu carinho por nós. Penso que são mais elevados sentimentalmente que nós seres humanos, que por qualquer motivo nos zangamos, guardamos mágoas e ressentimentos, nos vingamos....
Se você ainda não tem um bichinho de estimação, não perca tempo, Procure alguém que esteja disposto a doar filhotes. Sempre existem animais precisando de você!!!

Nenhum comentário: