quinta-feira, 25 de abril de 2013

POR QUE VOCÊ TEM VICIOS???


Ontem na TV Cultura aconteceu a estréia de uma série premiadíssima chamada Mad man. É a história de homens  e mulheres do final da década de 50 e inicio de 60. Uma década de muitas mudanças e transformações, onde os comportamentos dito corretos, estavam todos sendo questionados e a avalanche das mudanças era imenso. Cada um dos personagens expressa muito bem os conflitos coletivos de uma sociedade que antes machista, racista e homofóbica, via de repente esses valores se inverterem.
No primeiro episódio de ontem um diálogo me chamou a atenção. Falavam sobre o cigarro, o fato de que mesmo as pessoas sabendo que o cigarro mata, elas ainda o usavam. Um dos personagens mencionou então a teoria psicanalista de Freud, fazendo a alusão aos dois princípios eleitos por ele como norteadores da conduta humana.: Eros e Thanatos. E um dos personagens sugeria que os publicitários aproveitavam o fato de que o ser humano tem uma tendência ao instinto de morte, para vender seus cigarros.
Freud dizia que o principio do prazer se contrapunha ao instinto de morte. Que o ser humano ao mesmo tempo em que queria viver, criar o belo, ser amado e respeitado, por outro lado tinha tendências agressivas e destruidoras dentro de si. Gostava de matar, de destruir, de se auto-mutilar. Era o instinto de morte.
E então entendemos que é preciso muito cuidado com as tendências existentes dentro de cada um de nós, pois os manipuladores que vivem em nossa sociedade aproveitam-se desses instintos para nos manipular.
Apropriando-se do conhecimento científico de que o homem inconscientemente agia de forma a se auto destruir e aliando a isso percepções de felicidade, glamour, sucesso,prazer ao seu lado consciente , os publicitários produziram centenas de milhares de fumantes.
E isso não vale apenas para os cigarros... Também a cerveja segue o mesmo principio.
Sabemos pela psicologia que o vício tem muitas variáveis, mas sem dúvida o instinto de morte e a busca do prazer são seus principais fundamentos.
Somente no momento em que assumo uma postura critica diante de tudo que sou, de meu comportamento, os vícios que me dominam, somente quando empreendo uma busca pelo autoconhecimento é que posso então ter condições de me livrar dos vícios.
É o que Jesus quiz dizer no Evangelho de João cap 8 " E conhecereis a verdade e a Verdade os libertará" Não somente ele como Verdade, mas o conhecimento dessa verdade maior, a verdade sobre o que sou, meus pontos fortes e fracos, meus gostos, meus desejos... essa é a verdade que liberta!!!
Na verdade nem temos vícios, são eles que nos tem, porque foram inseridos dentro de nós por um sistema social, com manipulação publicitário, e por uma mídia que nos empurra a um consumismo desenfreado!

Nenhum comentário: