quarta-feira, 24 de abril de 2013

QUANTO PIOR... MELHOR!!!


Doutrina do Choque é um documentário de 2.009 da ativista canadense Naomi Klein baseado em um de seus livros! 
Nele, a autora expõem sua tese de que a maioria das crises , guerras é provocada intencionalmente por grandes líderes mundiais embasadas em teorias neoliberais com a finalidade de tornar a economia de mercado algo global. Usando como metáfora a pesquisa sobre choques que eram aplicados em pacientes psiquiátricos, levados a cabo pela Cia, e as torturas em prisioneiros de guerra a autora constata que nesses casos as pessoas parecem perder o foco ficando confusas e emocionalmente indefesas e assim não tendo condições de perceber o que realmente ocorre a sua volta. Aproveitando esse momento é possível reoordenar o pensamento e o comportamento das pessoas levando-as a fazer aquilo que não querem e a ter comportamentos adequados a ideologia que o sistema quer legitimar.
Cita muitos exemplos. O Chile é um deles. Em 1970, numa eleição democrática um governo socialista vence as eleições no Chile. Salvador Allende é eleito pela maioria dos chilenos. Mas o governo americano com medo de que a União Soviética obtivesse influência com a vitória de Allende, traça vários estratégias para desestabilizar a economia e a política chilena. Com o auxílio dos militares sob o comando de Augusto Pinochet , conseguem tomar o poder no país, destituindo por um golpe militar  um governo legitimamente estabelecido. Na Guerra do Iraque não foi diferente. Os americanos inventaram que Saddan Hussein estava patrocinando a fabricação de armas nucleares. Isso comprovou-se depois não era verdade. Infundindo o medo nas pessoas, o governo americano conseguiu a base moral para depor o ditador iraquiano.
No furacão de 2005 nos Estados Unidos em Nova Orleans,, enquanto a cidade estava destruida e o povo preocupado em salvar seus bens, o economista Milton Friedman, mentor da teoria dos choques econômicos argumentou que aquele era o momento ideal para fazer uma reforma radical no ensino da cidade, aproveitando que estava destruida e privatizando-o.
Há muito mais exemplos onde a ativista sustenta que crises econômicas são muitas vezes forjadas para causar desorientação, desespero, insegurança na população. Aproveitando-se disso as elites aparecem com propostas salvadoras . Como as pessoas ainda estão aturdidas acabam pegando o que se oferece sem raciocinar direito e assim se endividando ainda mais, ernriquecendo a elite mais uma vez.

A destruição das Torres Gêmeas também serviu de pretexto para  que americanos usassem de violência, violassem direitos constitucionais, invadissem de novo o Iraque e o Afeganistão e torturassem e matassem pessoas inocentes!!!

Esses são os governos que nos conduzem. Pessoas muitas vezes sem escrúpulos, que pensam apenas no dinheiro. Precisamos realmente de um novo modelo de mundo e sociedade!!!

Nenhum comentário: